
Como o Wi-Fi funciona?
As redes Wi-Fi funcionam graças às ondas de rádio. A transmissão do sinal de internet se dá através de um adaptador, que conhecemos como “roteador”.
O roteador possui a capacidade de interceptar os sinais, decodificar e assim emiti-los através de uma antena.
Para que o aparelho eletrônico (seja notebook, tablet, computador, entre outros) possa capturar esses sinais e ter acesso à internet, é preciso que ele esteja dentro de um determinado alcance, que é chamado de “hotspot”.
O raio de abrangência da internet é bastante variável, de acordo com o roteador e a antena. Em locais abertos pode variar até 300 metros, e nos fechados pode se estender até 300 metros.
O que é o nome da rede Wi-Fi (SSID)?
O nome da rede Wi-Fi (SSID) é o nome que o seu roteador de rede wireless difunde (como uma estação de rádio). Ele permite que você diferencie o seu roteador de rede wireless dos roteadores de seus vizinhos.
O SSID fornecido originalmente com o seu roteador de rede wireless precisa ser alterado durante a configuração inicial. O nome precisa ter de 1 a 32 caracteres e diferencia maiúsculas de minúsculas. Ao selecionar a rede em um computador você deverá identificar ela através do SSID escolhido. Ele não deve conter seu endereço, nome ou qualquer outra informação que possa identificá-lo.
Chave de segurança (de rede) Wi-Fi?
Uma chave de segurança (de rede) Wi-Fi é muito semelhante a uma chave de casa – ela impede que pessoas desconhecidas acessem sua rede wireless. Veja abaixo uma lista com os três tipos de segurança wireless oferecidos para usuários domésticos e de empresas de pequeno porte, assim como o nível de segurança fornecido em comparação com outros tipos.
Wired Equivalent Privacy (WEP)
Nível de segurança – Baixo
O WEP é um dos primeiros tipos de segurança. Todos os roteadores de rede wireless doméstica suportam o método WEP, inclusive os modelos mais recentes, pois assim se tornam compatíveis com todos os adaptadores de rede wireless. Embora seja melhor utilizar o WEP do que não utilizar nenhum método de segurança, a chave de rede usada para criptografar os dados wireless pode ser violada em poucos minutos.
Wi-Fi Protected Access (WPA)
Nível de segurança – Médio
O WPA foi desenvolvido para solucionar as falhas de segurança do WEP. Ele utiliza vários mecanismos para evitar que a chave de rede seja violada, mas ainda usa o mesmo método de criptografia do WEP
Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2)
Nível mais alto de proteção
O WPA2 foi implementado como o nível mais alto de segurança para ambientes domésticos e de pequenas empresas. Ele contém os mecanismos usados pelo WPA, mas utiliza um método de criptografia mais seguro.
Nota: Após criar a chave de segurança, anote-a e guarde em um local seguro.
Tipos de Conexão
Padrão de redes Wi-Fi
A (IEEE 802.11ª):
Esse é o tipo de Wi-Fi mais utilizado por empresas com grande tráfego de informações. A maior vantagem desse tipo é a alta velocidade e também a ausência de interferências. Este tipo de padrão é para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. O único contra que podemos citar nessa rede de Wi-Fi é o seu alcance, que não consegue ser muito grande.
B (IEEE 802.11B):
Esse é o padrão de internet mais utilizado no meio residencial, ou seja, nas casas dos brasileiros. É também encontrado nas pequenas empresas. A principal vantagem aqui é realmente o seu alcance. Por outro lado, o contra se concentra na sua velocidade, que geralmente é inferior quando comprada às outras. É um padrão de Wi-Fi para frequência 2,4 GHz, com capacidade teórica de 11 Mbps.
G (IEEE 802.11G):
Esse padrão se assemelha ao B, mas se levarmos em consideração a velocidade, o tipo G é muito melhor. Assim como o padrão B, é muito usado em residências e pequenas empresas, porém, tem como desvantagem o alcance, que tende a ser menor. Esse padrão G é para frequência 2,4 GHz, com capacidade teórica de 54 Mbps.
N (IEEE 802.11N):
Este é um padrão mais recente. Poucos equipamentos costumam fazer uso dessa tecnologia, mas já se sabe que a tendência é aumentar. Grandes marcas de computadores e celulares já possuem aparelhos com esse tipo de padrão Wi-Fi. A rede é para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz, e com capacidade teórica de 65 a 600 Mbps.
Etapas do Processo
- Abertura da Ordem de Serviço.
- Agendamento do Suporte.
- Verificação de Suporte Remoto ou Presencial.
- Aprovação do Serviço a ser executado.
- Conclusão do serviço, avaliação do técnico.
Cobertura Wi-Fi
Realizamos um mapeamento de desempenho e verificamos se o roteador está cobrindo a área corretamente.
Análise de Segurança
Localizamos pontos de acesso não autorizados, verificação de segurança, SSIDs de não difusão e a intensidade do sinal Wi-Fi.
Solução de Problemas
Situações como interferência sem fio e conectividade, fontes de ruídos excessivo, solução de configuração a quedas de sinal.
Os problemas que mais vezes atingem as redes sem fios estão relacionados com a força do sinal que podemos encontrar em determinados locais e a velocidades que podemos obter. Esta qualidade e velocidade estão diretamente relacionados entre si e podem, em determinados locais, mostrar que uma rede tem perdas de qualidade grandes.