Atendimento:  Seg‑Sex  09:00‑17:00   Sáb‑Dom 10:00‑15:00
WhatsApp:  (11) 9 6633-5500

Falhas na Rede

PC Suporte > Falhas na Rede

Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros. Uma rede de computadores ou rede de dados é uma rede de telecomunicações digital que permite que compartilhemos recursos. Em uma rede de computadores, os dispositivos de computação em rede trocam dados entre si usando um link de dados. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio.

Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede(ponto de conexão). Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, quer eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros.

Protocolos de comunicação

Um protocolo de comunicação é um conjunto de regras para trocar informações através de uma rede. Em uma pilha de protocolos (veja também o modelo OSI), cada protocolo aproveita os serviços do protocolo abaixo. Um exemplo importante de uma pilha de protocolos é HTTP (o protocolo da World Wide Web) executando TCP sobre IP (os protocolos da Internet) em relação ao IEEE 802.11 (o protocolo Wi-Fi). Esta pilha é usada entre o roteador sem fio e o computador pessoal do usuário doméstico quando o usuário está navegando na web.

IEEE 802

O IEEE 802 é uma família de padrões IEEE que trata de redes de área local e redes de área metropolitana. O conjunto completo de protocolos IEEE 802 oferece um conjunto diversificado de recursos de rede. Os protocolos têm um esquema de endereçamento plano. Eles operam principalmente nos níveis 1 e 2 do modelo OSI.

Por exemplo, a ponte MAC (IEEE 802.1D) lida com o roteamento de pacotes Ethernet usando um protocolo Spanning Tree. O IEEE 802.1Q descreve VLANs e o IEEE 802.1X define um protocolo de controle de acesso à rede baseado em porta, que constitui a base para os mecanismos de autenticação usados nas VLANs (mas também é encontrado em WLANs) – é o que o usuário doméstico vê quando o o usuário deve inserir uma “chave de acesso sem fio”.

Ethernet

A Ethernet, às vezes simplesmente chamada de LAN, é uma família de protocolos usados em redes LAN com fio, descritas por um conjunto de padrões, denominado IEEE 802.3, publicado pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.

Wireless LAN

A LAN sem fio, também conhecida como WLAN ou WiFi, é provavelmente o membro mais conhecido da família de protocolos IEEE 802 para usuários domésticos hoje. É padronizado pelo IEEE 802.11 e compartilha muitas propriedades com Ethernet com fio.

Internet Protocol Suite

O Internet Protocol Suite, também chamado TCP / IP, é a base de todas as redes modernas. Oferece serviços de ligação e serviços orientados para conexão em uma rede intrinsecamente não confiável atravessada por transmissão de grama de dados no nível de protocolo de Internet (IP). No seu núcleo, o conjunto de protocolos define as especificações de endereçamento, identificação e roteamento para o Protocolo de Internet Versão 4 (IPv4) e para IPv6, a próxima geração do protocolo com uma capacidade de endereçamento muito ampliada.

Tipos de Equipamentos

Hardware de Rede

Interface de Rede: Um controlador de interface de rede (NIC) é um hardware de computador que fornece ao computador a capacidade de acessar a mídia de transmissão e tem a capacidade de processar informações de rede de baixo nível.

Repetidores e Hubs: Um repetidor é um dispositivo eletrônico que recebe um sinal de rede, o limpa de ruído desnecessário e o regenera. O sinal é retransmitido a um nível de potência mais alto, ou ao outro lado de uma obstrução, de modo que o sinal pode cobrir distâncias mais longas sem degradação. Na maioria das configurações de Ethernet de par trançado, são necessários repetidores para cabo que funciona com mais de 100 metros. Com as fibras ópticas, os repetidores podem estar a dezenas ou mesmo a centenas de quilômetros de distância. Os hubs e repetidores nas LANs foram obsoletos principalmente por switches modernos. 

Switches: Um switch de rede é um dispositivo que encaminha e filtra os datagramas da camada 2 OSI (quadros) entre as portas com base no endereço MAC de destino em cada quadro. Uma opção é distinta de um hub na medida em que apenas encaminha os quadros para as portas físicas envolvidas na comunicação em vez de todas as portas conectadas.  Aprende a associar portas físicas a endereços MAC examinando os endereços de origem dos quadros recebidos.

Os switches de várias camadas são capazes de rotear com base no endereçamento da camada 3 ou níveis lógicos adicionais. O termo switch é freqüentemente usado vagamente para incluir dispositivos como roteadores e pontes, bem como dispositivos que podem distribuir tráfego com base na carga ou com base no conteúdo da aplicação (por exemplo, um identificador de URL da Web).

Roteadores: Um roteador é um dispositivo de interconexão que encaminha pacotes entre redes processando as informações de roteamento incluídas no pacote ou datagrama (informações de protocolo da Internet a partir da camada 3). As informações de roteamento geralmente são processadas em conjunto com a tabela de roteamento (ou tabela de encaminhamento).

Etapas do Processo

  • Abertura da Ordem de Serviço.
  • Agendamento do Suporte.
  • Verificação de Suporte Remoto ou Presencial.
  • Aprovação do Serviço a ser executado.
  • Conclusão do serviço, avaliação do técnico.

number-1

Manutenção e Análise

O caminho mais eficiente para sua empresa evitar problemas com a rede é buscar formas de corrigir qualquer falha antes que ela vire uma bola de neve e trave a operação.

number-2

Diagnóstico e Reparo

Erros de Hardware e Software no acesso de arquivos e compartilhamentos, podendo estar relacionados como a topologia da rede esta estruturada.

number-3

Criação do Mapa de Rede

Levantamento topológico físico e de configurações da rede para que possamos melhorar a performance e detectar pontos falhos e que podem ser melhorados.

Existe um conselho muito bom para quem precisa pegar a estrada: antes de sair, revise seu carro. Essa ação vai reduzir a chance de um imprevisto qualquer no meio do caminho!  A dica aqui pode até parecer fora de ordem, mas acredite: para quem tem uma rede corporativa, a sugestão é a mesma.

Faça Orçamento On-Line Agora